Notícias
Fique por dentro de todas as novidades, lançamentos e comunicados da Controil.
29 de agosto
Sinais de desgaste do cilindro mestre
Descida do pedal até o final de curso pode indicar comprometimento do cilindro mestre.

Responsável por transmitir a pressão hidráulica dos freios para as rodas, o cilindro mestre é como se fosse o coração do freio. Por isso, é um dos componentes do sistema de frenagem que deve ser checado na hora da manutenção ou caso surjam indícios de que a peça possa estar comprometida. “Um dos sinais de desgaste ou problema no cilindro mestre é quando o motorista pisa no pedal e ele praticamente encosta no assoalho ou fica esponjoso”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil. Outra questão que o motorista deve ficar atento, segundo ele, é quando a lâmpada acende no painel, pois pode significar que há vazamento do fluido de freio.
Se o veículo apresentar algum dos sinais, ele sugere fazer uma revisão completa do sistema de freios em um mecânico de confiança e, caso necessário, realizar uma troca do cilindro mestre, deve procurar um produto de marca renomada e tradicional do mercado, pois o item faz parte do quesito segurança do veículo.
Com 65 anos de história, a Controil conta com amplo portfólio de cilindros mestre, desenvolvidos dentro das normas internacionais de qualidade, produtos que passam por testes eletrônicos e de estanqueidade, garantindo a perfeita montagem na montagem. Para possuírem medidas precisas de acordo com cada concepção, a Controil utiliza uma metrologia tridimensional CNC.
O cilindro mestre da Controil contém acabamento perfeito, sem rugosidade, devido ao processo de usinagem próprio que confere também durabilidade, além da utilização de borracha de fabricação própria.
Recentemente, a marca lançou uma nova geração de cilindros mestre, um exemplo da constante evolução de seus produtos para atender aos novos sistemas de freio que contam com tecnologias ABS, ESP e EBD. Os novos cilindros mestre seguem a concepção de itens em alumínio e possuem características de posição e posição de fluido de freio diferentes, pois já estão acopladas diretamente no corpo do cilindro.
O trabalho de evolução é contínuo tanto na linha de produção quanto na busca de novas tecnologias para garantir o desenvolvimento de novos produtos e ampliação de linhas. Por isso, invista na planta de São Leopoldo-RS, com novas máquinas e equipamentos que garantem ainda mais precisão.