A empresa

Controil, segurança é fundamental.

A Controil oferece soluções em componentes hidráulicos, polímeros e fluidos automotivos que garantem a segurança para veículos e passageiros.
A Controil é líder no mercado de reposição de componentes para freios hidráulicos, como cilindros mestre, cilindros de roda e servos freio; também possui em seu portfólio polímeros, líquidos de freio e fluidos para radiador.

Sobre a Controil

A Controil, uma empresa Fras-le pertencente ao grupo Randon, é localizada na cidade de São Leopoldo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundada em 1957, a empresa produz componentes para sistemas de freios hidráulicos, como cilindros mestre, cilindros de roda e embreagem, servos freio e reparos diversos. Especializou-se também na produção de soluções em polímeros para o mercado automotivo, com destaque para a linha de mangueiras de filtro de ar e anéis de vedação de coletor de admissão, itens onde é fabricante original para montadoras. A linha de produtos conta ainda com fluidos para radiador e líquidos para freios.

Com portfólio de mais de 800 itens, atende os mercados nacional e internacional, exportando para países da América do Sul, Central, Europa e Ásia. A empresa possui as certificações ISO 9001 e ISO IATF 16949 e conta com máquinas modernas e engenharia qualificada, o que a faz agregar o melhor da tecnologia, garantindo a qualidade de seus produtos. Utiliza-se ainda de toda estrutura do CTR (Centro Tecnológico Randon) para complementar a validação final de seus desenvolvimentos, além do seu próprio laboratório de teste.

Nosso propósito

Estamos na estrada há décadas. Sim, décadas. Nem daria para medir quantos quilômetros já percorremos. Quantos sonhos realizamos. Quantas riquezas de valor inestimável transportamos: pessoas, bens, sonhos, prosperidade. Mas isso foi só o começo. Em um mundo que não para de mudar, somos movimento. Frente aos desafios, nos superamos. Nos reinventamos. Entre muitos, nos destacamos pela excelência. Com nossos clientes, a base é a confiança. Segurança é compromisso inegociável. Trabalho é alegria. E pessoas alegres nos levam mais longe. Nossa linha de chegada é o futuro. E o futuro não é fronteira. É oportunidade. De conectar pessoas a seus sonhos. De realização e de prosperidade. Porque estamos só começando.

Empresas Randon, conectando pessoas e riquezas para gerar prosperidade.

propósito
controil

Princípios

• Cliente satisfeito;
• Lucro com sustentabilidade;
• Segurança e Qualidade;
• Inovação e Tecnologia; 
• Pessoas valorizadas e respeitadas; 
• Ética;
• Preservação da imagem e do legado;
• A Randon somos todos nós.

princípios
controil

Sistema de Gestão

Para as Empresas Randon, Divisão Autopeças, da qual a Controil faz parte, a pessoa em sua integridade é um valor que está acima das demais prioridades, onde nenhuma situação de emergência, produção ou resultado pode comprometer a saúde ou a segurança das pessoas. Nossos fundamentos estratégicos são suportados pelas seguintes diretrizes: Proporcionar um ambiente seguro, saudável, com o compromisso de eliminar os perigos e reduzir os riscos; Zelar pela proteção do meio ambiente e prevenção da poluição; Garantir qualidade e segurança dos produtos e serviços em toda a cadeia de valor; Assegurar a competência da Organização para o atendimento à legislação, normas e outros requisitos aplicáveis, de forma imparcial e responsável; Promover o desenvolvimento das pessoas e gerir os recursos para garantir a competitividade do negócio; Estimular a cultura da inovação para a sustentabilidade da organização; Incentivar a melhoria contínua do sistema de gestão, envolvendo as partes interessadas.

Revisão: 01/2020

sistema
de gestão
Nossa história
Nossa história
Década de 1950
1950 a 1959
Em 1957 a empresa Metalúrgica Industrial Ltda é fundada. Início da produção de reparos automotivos e borrachas para freios e indústria em geral.
Década de 1960
1960 a 1969
Em 1965 ocorre mudança na razão social para Freios Controil Ltda.
Década de 1970
1970 a 1979
No ano de 1978 a empresa inicia a produção de borrachas para refrigeração.
Década de 1980
1980 a 1989
Em 1989 inicia a produção de cilindros de roda para caminhões e ocorre a mudança para sede atual localizada no bairro Vicentina em São Leopoldo.
Década de 1990
1990 a 1999
A partir da década de 90 acontece um crescimento exponencial na empresa diante de diversas iniciativas, tais como: início da produção de borrachas automotivas; diafragmas; cilindros de roda para automóveis e cilindros mestre para freios. Ocorre ainda a implantação do Programa de Qualidade Total, a aquisição da fundição de ferro e o recebimento das certificações ISO 9002 e OS 9000.
Década de 2000
2000 a 2009
Na década de 2000 os investimentos continuam e dá-se o início da produção de cilindros de embreagem; servo freios e de mangueiras injetadas. Entre os anos 2004 e 2006, a empresa inicia a comercialização para montadoras e realiza a implantação do centro tecnológico que lhe atribui as certificações ISO/TS 16949 e ISO 9001:2000.
Década de 2010
2010 a 2019
Em 2010 ocorre a construção da nova expedição e em 2012, a Freios Controil é adquirida pela Fras-le S.A e passa a fazer parte do conglomerado das Empresas Randon. Em 2017, a empresa amplia seu portfólio de produtos ofertando ao mercado a linha de Fluidos para radiador. Desde 2018, os planos de expansão da empresa se fortalecem por meio da aquisição de novas células de usinagem automatizadas com movimentação realizada por robôs.

A Fras-le

Desde o início de sua trajetória, no ano de 1954, a Fras-le é uma empresa marcada pela ousadia de pensar e agir à frente do seu próprio ritmo, sempre priorizando as evoluções tecnológicas. A empresa tem o orgulho de oferecer, nos mais 65 anos de atuação, os produtos que estão em constante evolução para atender as necessidades do mercado global. É integrante das Empresas Randon. Em sua trajetória de expansão internacional, a Fras-le adquiriu as seguintes empresas Lonaflex, Controil, Fremax, Armetal, Farloc, Fanacif, ASK Fras-le Friction e Nakata.
Mais sobre

Meio ambiente

Na Controil, persegue-se incansavelmente o princípio básico de que o bom desempenho econômico-financeiro deve, necessariamente, vir acompanhado de claras atitudes em favor do meio ambiente. Minimizar e prevenir os impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos são objetivos e metas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Controil.

Responsabilidade social

Desde sua fundação, a Controil tem como prioridade a valorização e respeito as pessoas, norteando suas políticas e práticas de gestão para o crescimento integral de todos.