Notícias

Fique por dentro de todas as novidades, lançamentos e comunicados da Controil.
19 de março

Covid-19

Posicionamento Empresas Randon sobre medidas de prevenção para auxiliar no combate ao Covid-19.
As Empresas Randon, cientes do papel social e econômico que exercem nas comunidades onde atuam, trabalham em ações preventivas que auxiliam no combate à proliferação do Covid-19. Desde janeiro, quando os casos iniciaram na China, o tema começou a ser tratado, inclusive pelo fato de a Fras-le, uma das controladas das Empresas Randon, possuir unidade naquele país.

A empresa entende que o momento é de cuidado e comprometimento com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e das comunidades em que estão presentes. Por isso, a partir desta quarta-feira, 18 de março, para as unidades localizadas no território brasileiro, começa a incluir novos procedimentos junto aos tantos que já vinham sendo adotados:

Home office
Já vem sendo usado como alternativa para funcionários que voltaram de viagens e estão em resguardo domiciliar. Agora, pode ser ampliado para as seguintes situações:
- Pessoas com mais de 60 anos cuja função permita atuar remotamente.
- Funcionários que não tenham com quem deixar os filhos – seja a mãe ou pai (no caso de a escola da criança ter parado). Os casos estão sendo avaliados um a um pelos gestores.

Férias individuais
Este critério será adotado quando não há possibilidade de o funcionário atuar em home office e ele estiver em pelo menos um dos grupos abaixo:
- Acima de 60 anos, mesmo saudável.
- Funcionários com filhos em idade escolar que não tenham com quem deixar as crianças, conforme avaliação do gestor – seja a mãe ou pai.

Grupo sensível
As Empresas Randon adotaram um grupo de risco um pouco mais amplo do que o que é orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por entender que há outros públicos que precisam ser olhados com mais atenção. Este público tem as seguintes características:
 - Pessoas com mais de 60 anos, mesmo saudáveis.
 - Pessoas que sejam imunodeprimidas, asmáticas, hipertensas, cardíacas, diabéticas, fumantes, tenham câncer ou gestantes, independentemente da idade. Para estas, o que está indicado é que, havendo dúvidas, consultem seus médicos para avaliação – a empresa conta com serviço de saúde próprio disponível. A empresa seguirá as orientações médicas.

A companhia segue com suas operações, atividades fabris e responsabilidades, contribuindo para que se mantenha a sustentabilidade econômica local e global, com o funcionamento de setores relevantes de toda a cadeia produtiva, como, por exemplo, indústrias de transporte, farmacêutica e alimentícia, assim como vem ocorrendo em outros países, que continuam com atividades fabris.

As Empresas Randon esclarecem também as principais medidas tomadas desde janeiro em relação ao assunto:
- Campanha preventiva contra infecções respiratórias;
- Disponibilização de kit prevenção (álcool em gel, lenços descartáveis, máscaras) antes de viagens;
- Envio de máscaras e termômetros para os colaboradores da China (caso da unidade da Fras-le na China);
- Isolamento domiciliar aos profissionais que retornaram de viagens internacionais, ou de cidades brasileiras em que já existe transmissão comunitária, e acompanhamento médico conforme necessidade;
- Cancelamento de viagens internacionais, medida estabelecida desde o início de março. As viagens nacionais e regionais estão restritas, principalmente nos casos de cidades em que há contágio comunitário;
- Encontros presenciais, como reuniões e treinamentos, estão sendo substituídos por videoconferências;
- Cancelamento ou postergação de eventos internos e externos realizados pelas empresas;
- Aumento da oferta de álcool em gel para os colaboradores, principalmente em restaurantes, acessos e vestiários;
- Reforço na higienização dos espaços compartilhados, como banheiros, vestiários, restaurantes e veículos de transporte de colaboradores;
- Acesso restrito para visitas presenciais nas empresas;
- Divulgação periódica de informações e orientações sobre a prevenção do Covid-19;
- Antecipação da campanha de vacinação contra a Gripe H1N1, que, embora não previna o Covid-19, auxilia no diagnóstico correto.

No caso de determinações das autoridades públicas, municipais ou estaduais, que exijam atuações diferentes, a empresa se adequará. O mesmo critério é utilizado, quando necessário, para unidades em outros países.

A empresa está sensibilizada e acompanhando, juntamente com equipes médicas, os colaboradores que apresentarem algum tipo de sintoma, bem como outros contextos que possam impactar suas equipes. Contam ainda com comitês destinados a estudar ações adicionais de precaução e que estão acompanhando o cenário para que medidas sejam tomadas de maneira efetiva e na velocidade necessária.

Foto: Magrão Scalco
Voltar